Em português


Bem-vindo à Universidade Ipas!

A Universidade Ipas é para si se trabalha em questões de saúde sexual e reprodutiva (SSR), principalmente em

países de baixo e médio rendimento. Com foco na atenção ao aborto, os cursos on-line de ritmo próprio da Universidade Ipas são projetados para clínicos em exercício, clínicos em treinamento, profissionais de saúde, gerentes de programas e outros profissionais que trabalham em programas de SSR.

O Ipas é um líder estabelecido em treinamento clínico, com mais de 30 anos de experiência no treinamento de provedores clínicos em assistência ao aborto de alta qualidade. Ao longo dos anos, nosso treinamento se expandiu para cobrir tópicos que vão além dos aspectos clínicos da atenção ao aborto, incluindo questões relacionadas à violência sexual, questões de gênero, esclarecimento de valores e direitos humanos. Para obter mais informações sobre o Ipas como organização, visite Ipas.org.

A Universidade Ipas não pretende substituir o treinamento clínico prático. Para obter as recomendações clínicas mais recentes, consulte as Actualizações Clínicas do Ipas em Saúde Reprodutiva.

 

Dúvidas?

Estes recursos estão aqui para ajudar:

– As Perguntas Frequentes (abaixo)

– O Guia do Utilizador da Universidade Ipas (em breve)

– Correio eletrónico IpasU@ipas.org

 

Perguntas frequentes (FAQs)

Perfis e contas

Como posso obter um início de sessão para o sítio de aprendizagem?
Envie uma mensagem de correio eletrónico para IpasU@ipas.org. O nosso objetivo é criar a sua conta no prazo de 3 dias úteis.

Esqueci-me da minha palavra-passe. Como posso redefini-la?
Visite a página
Cursos” e clique em Redefinir palavra-passe à direita. Ser-lhe-á enviado um e-mail com uma nova palavra-passe.

Como posso alterar a minha palavra-passe?
Depois de iniciar sessão, clique no botão Perfil do utilizador no canto superior direito (a imagem de uma pessoa); isto dar-lhe-á opções para alterar as suas definições pessoais, incluindo a sua palavra-passe.

O inglês não é a minha língua materna. Posso alterar a língua do texto no portal da Universidade Ipas depois de iniciar sessão?

Sim! Depois de iniciar sessão na Universidade Ipas, clique no pequeno ícone de uma pessoa no canto superior direito do ecrã. No separador “Preferências do utilizador”, verá uma opção para escolher o seu idioma. Seleccione a sua língua preferida no menu pendente. Clique em “enviar” para guardar todas as alterações. Nota: Esta ação APENAS altera o idioma de instrução no portal – NÃO traduz os cursos. Atualmente, a Universidade Ipas oferece cursos em inglês e espanhol.

Cursos

Como é que me inscrevo num curso?
Depois de iniciar sessão, clique no separador Centro de aprendizagem e verá uma ligação para navegar ou procurar cursos. Clique no curso em que pretende inscrever-se. O curso apresentará um botão de inscrição que pode utilizar para se inscrever no curso.

Quanto tempo duram os cursos?
Esta informação está disponível para alguns cursos, mas não para todos. Ao clicar no curso, se a informação estiver disponível, será apresentada na página de inscrição. Os tempos variam de curso para curso, mas todos são flexíveis, na medida em que pode regressar ao ponto onde parou e avançar ao seu próprio ritmo.

Posso retomar uma disciplina do ponto onde a deixei?
As disciplinas oferecem a opção de guardar a sua localização numa disciplina e voltar a ela mais tarde. Se pretender retomar uma disciplina mais tarde, clique no ícone de marcador dentro de uma disciplina e a sua localização atual será guardada. Da próxima vez que iniciar sessão e aceder a essa disciplina, regressará à sua localização marcada.

Como é que imprimo um certificado de curso?

Quando tiver iniciado a sessão no sistema, siga os passos abaixo:

  1. Passe o cursor sobre o separador “Centro de aprendizagem” na parte superior do ecrã. Clique em “O meu historial de aprendizagem”.
  2. Clique na caixa do lado esquerdo do curso para o qual pretende imprimir um certificado.
  3. No menu pendente acima da lista de cursos, seleccione “Imprimir transcrições detalhadas”.
  4. Clique em imprimir (no canto superior esquerdo da janela pop-up) – este é o seu certificado.

Geral

Como posso obter ajuda se estiver a ter dificuldades?

Se tiver dificuldades em inscrever-se na Universidade Ipas ou em aceder aos cursos, envie uma mensagem de correio eletrónico com o seu nome, informações de contacto, o sistema informático e o tipo de acesso à Internet que está a utilizar e informações específicas sobre os problemas que está a ter para IpasU@ipas.org. Quanto mais pormenores fornecer, mais facilmente a nossa equipa de apoio técnico o poderá ajudar.

Os cursos da Universidade Ipas utilizam janelas pop-up para apresentar o conteúdo dos cursos. Se não conseguir aceder a cursos individuais, verifique primeiro se desactivou os bloqueadores de janelas pop-up no seu sistema.

Não consigo aceder às disciplinas. Quando clico no título, só vejo uma página em branco.

Os cursos da Universidade Ipas utilizam janelas pop-up. Os pop-ups são ecrãs de informação que “aparecem” num tamanho mais pequeno quando se navega na Internet. Embora os bloqueadores de pop-ups tenham sido concebidos para evitar pop-ups de publicidade indesejáveis, também podem interferir com janelas pop-up a que pretende aceder, como as utilizadas nos cursos da Universidade Ipas. Antes de frequentar os cursos no nosso sítio, estes devem ser desactivados. (Se desejar, pode activá-los novamente depois de frequentar um curso).

Diferentes bloqueadores de pop-ups funcionam de formas diferentes. As instruções seguintes ajudam a desativar os bloqueadores de pop-ups nos browsers mais comuns:

  • Internet Explorer: Clique no botão Ferramentas (ou no item de menu Ferramentas) e seleccione Opções da Internet. Em seguida, clique no separador Privacidade e desmarque a caixa “Ativar o bloqueador de pop-ups”.
  • Firefox Ddefault: No item de menu Ferramentas, seleccione Opções. Em Funcionalidades da Web, desmarque a caixa “Bloquear janelas pop-up”.

Sugerimos também que aceda à Universidade Ipas no Internet Explorer utilizando o modo de compatibilidade. Este artigo ajudará a explicar como ativar esta definição: http://support.microsoft.com/kb/2536204.

De que tecnologia necessito para utilizar a Universidade Ipas?

Tudo o que precisa para fazer cursos na Universidade Ipas é um computador ligado à Internet e um navegador Web. A Universidade Ipas foi concebida para funcionar em todo o mundo para utilizadores com ligações à Internet rápidas e lentas. Alguns cursos têm áudio e/ou vídeo opcionais que requerem altifalantes ou auscultadores; no entanto, nenhum conteúdo obrigatório é fornecido através de tecnologias de áudio ou vídeo.

Há mais informações que gostaria de saber sobre a Universidade Ipas. Como posso solicitar outros cursos?

O Ipas irá adicionar mais cursos à Universidade Ipas ao longo do tempo. Se houver outros cursos que gostaria de ver, informe-nos enviando um e-mail para IpasU@ipas.org.

Sobre o Ipas e a Universidade Ipas

O que é o Ipas?

O Ipas é uma organização internacional que acredita num mundo onde cada pessoa tem autonomia corporal e pode determinar o seu próprio futuro. Trabalhamos nos cinco continentes com uma abordagem abrangente que centra as necessidades de quem procura cuidados de aborto. O nosso objetivo é construir ecossistemas de aborto sustentáveis que abordem todos os factores que afectam a capacidade de uma pessoa aceder ao aborto – desde os conhecimentos individuais de saúde, ao apoio social e comunitário, a uma força de trabalho de saúde formada, à liderança política e a leis de apoio. Para o efeito, damos formação aos prestadores de serviços e trabalhamos com os sistemas de saúde para garantir serviços de aborto acessíveis e de alta qualidade – incluindo o direito e a capacidade de auto-gestão de um aborto com comprimidos. Realizamos investigação com o objetivo de transformar a política em prática. Também fazemos parcerias com organizações locais para educar as comunidades sobre saúde e direitos reprodutivos, para defender o aborto legal e para apoiar os defensores locais da justiça reprodutiva.

Para mais informações, visite www.ipas.org.

A quem se destinam os cursos da Universidade Ipas?

A Universidade Ipas é para si se trabalha com tópicos de saúde sexual e reprodutiva (SSR), principalmente em países de baixo e médio rendimento. Com foco na atenção ao aborto, os cursos on-line e de ritmo próprio da Universidade Ipas são projetados para clínicos praticantes, clínicos em treinamento, profissionais de saúde, administradores de programas e outros profissionais que trabalham em programas de SSR.

O Ipas é um líder estabelecido em treinamento clínico, com mais de 30 anos de experiência no treinamento de profissionais clínicos em atenção ao aborto de alta qualidade. Ao longo dos anos, nosso treinamento se expandiu para cobrir tópicos que vão além dos aspectos clínicos da atenção ao aborto, incluindo questões relacionadas à violência sexual, questões de gênero, esclarecimento de valores e direitos humanos. Para saber mais sobre o Ipas como organização, visite Ipas.org.

A Universidade Ipas não pretende ser um substituto para a formação clínica prática. Para obter as recomendações clínicas mais recentes, consulte as Actualizações clínicas em saúde reprodutiva.

Traduzido do inglês usando DeepL. Por favor, desculpe quaisquer erros.